-
Arquitetos: Guillaume Lévesque architecte
- Área: 310 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Charles Lanteigne photo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2017 os proprietários de uma casa do século XIX contataram o arquiteto Guillaume Lévesque de Montreal buscando a renovação de sua residência. A reforma consistia na transformação de um antigo duplex de 1880 em um edifício multifamiliar, harmonizando o estilo original da construção com anexos contemporâneos.
Reformar uma casa do século XIX mantendo as características originais e somando elementos contemporâneos é um desafio. O edifício original tinha 60 metros quadrados e foi totalmente restaurado e convertido em dois apartamentos, um ocupando dois e mais um quarto de pavimento, e o outro um pavimento mais os outros 3 quartos. Nos fundos do edifício foi construído um anexo de 180 metros quadrados que acompanha três pavimentos. Os dois apartamentos têm plantas livres com grandes aberturas, contando com amplas janelas laterais de 3,65 m de altura esculpidas na parede de tijolos. O sótão foi totalmente coberto com novas telhas de ardósia, enquanto a marcenaria e a carpintaria foram completamente reconstruídas.
O subsolo concentra uma garagem para dois carros e dispensas. O térreo abriga a sala de estar, que se abre para o terraço de 4 x 12 metros a partir de portas de correr e cobre a entrada e saída dos carros para a rua e a garagem, abrindo espaço para uma sala de jantar e um espaço de estar ao ar livre. O primeiro pavimento contém o quarto principal, dois banheiros e um quarto de hóspedes que também funciona como sala de visitas.
O anexo incluí grandes aberturas que proporcionam luz natural para todos os espaços internos. Um revestimento sóbrio de painéis de metal preto cobre esse anexo e dá ao conjunto um acabamento elegante.
O bairro de Ville-Marie requeria que o edifício original fosse preservado e restaurado, o que constatou um desafio grande para a equipe de arquitetos, os trabalhadores da obra e marceneiros que conseguiram um resultado bem sucedido.